terça-feira, 24 de março de 2009

exposição

Alexandre A.R. Costa

Banca de Artista

instalação

18 abril . 30 maio . 2009


«Banca de artista» deverá ser entendida como uma proposta que se inscreve num território de abordagens processuais e sistémicas. Uma reflexão sobre a prática artística contemporânea, como sendo um sistema aberto, dinâmico e complexo que marca presença pela sua própria indefinição. A emergência e determinação da obra, são neste processo sempre motivo de interrogações e experimentações numa busca do ímpeto imaginativo.

Entre vários materiais/meios/tecnologias/ferramentas, elementos físicos e outros conceptuais, os próprios sistemas sociais e os seus componentes (por onde o artista deambula), são aqui entendidos e propostos como factores de uma metodologia própria. Apresenta-se a “procura” de um posicionamento (paradoxalmente indeterminável) da prática artística ou do próprio artista, que lidando com pressupostos de instabilidade, dispersão, irreversibilidade, disseminação, perda ou dissipação, tenta organizar-se cada vez mais de uma forma autonomizada, conectando-se com o essencial e o afectivo no “centro explosivo” desta etapa complexa do conhecimento.

Caos e ordem não são aqui propostos como extremidades de um sistema em equilíbrio, mas sim partes de um processo específico, no qual o caos não deverá ser entendido como algo indistinto e dialecticamente concertado nessa procura de equilíbrio. Antes ele habitará numa permanente instabilidade, sendo ele mesmo um espaço de origem da própria figura da virtualidade.

Alexandre A.R. Costa



Rua Miguel Bombarda, 558 - 4050-379 Porto

tel./fax: 351 - 226 099 440 - Portugal

e-mail - galeriaserpente@sapo.pt

www.galeriaserpente.com

Horário: terça a sábado das 15h às 19h

Sem comentários: