sexta-feira, 12 de outubro de 2007

apsiquia da edificação

Kos Drovich e Alexandre A.R. Costa
Atelier do artista, 2007, Portugal
(direitos reservados)

Detalhe, Desenho: "Estudo para uma hipoteca"
Alexandre A.R. Costa
2007
(direitos reservados)

_______________________________________

Excerto da entrevista do crítico de arte, Kos Drovich a Alexandre A. R. Costa, a partir da visita ao atelier do artista em Agosto de 2007, em momentos de preparação da exposição a realizar em Berlim em 2008, numa das galerias com as quais o artista trabalha:

Projecto:

ESTUDOS PARA UMA APSIQUIA DA EDIFICAÇÃO
Estudos - Desenho


K. D.: Que significa portanto aqui esta aparente dicotomia entre crítica social e celebração de afectos privados ou semi-privados?

A. A. R. C.: Entenda-se que a abordagem que me interessa aqui vai na questionação de sistemas filosóficos conservadores, quantas vezes ditos “Modernos” ou “Pós-Modernos” e que aclamam de forma camuflada por uma edificação moral da sociedade. A minha forma de registo neste processo depara-se com situações nas quais me revejo a nível de afectos e impulsos momentâneos tidos como importantes em planos de criação de estórias outras… estórias nas quais se perscrutam entendimentos sobre o real enquanto sintonia com o imaginário. Este relacionado de forma intrínseca com estados mentais conscientes da existência de núcleos particularmente conservadores que não me interessam de forma particular, dando relevo a outras vivências, outros momentos e recorrendo a imagens de pessoas que se cruzam no meu percurso de forma casual e curiosa, destaco símbolos numa intenção crítica por exemplo, em contraste com estes registos que se encadeiam dando uma noção de inter-conectividade e ambiente festivo…

K. D.: É então um processo crítico e ao mesmo tempo de celebração?

A. A. R. C.: Sim.

1 comentário:

possidónia disse...

creio, meu caro, que deve formular na sua cabeça (combate à apsiquia) e passar para registo escrito (portanto, uma edificação) essas suas opiniões (que na realidade creio serem constatações) acerca da Modernidade e da Pós-Modernidade, conceitos tão em voga no vocabulário comum mas que na verdade parece que todos têm uma séria e preocupante dificuldade em entender e, principalmente, em utilizar adequadamente. Enfim, por enquanto contento-me com "excerto" e "pormenor" mas fico a aguardar ansiosamente o prolongamento (nunca o culminar) dessa reflexão, que naturalmente tantas gargalhadas provocou, por alguma subtil crueza (e crueldade) da própria abordagem.

Sem mais me despeço,
possidonia

[modernity sucks] =)